Os Jesuítas no Brasil
1. Principais jesuítas que iniciaram a catequese no Brasil:
R: Os primeiros jesuítas que chegaram no Brasil em 1549, vindos de Portugal. Quatro padres e dois irmãos, chefiados por Manuel da Nóbrega.
2. Dificuldades encontradas pelos jesuítas em seus primeiros contatos com a terra conquistada:
R: A maior dificuldade era a comunicação, já que era totalmente desconhecida a língua nativa, um universo totalmente inexplorado.
3. Atuação dos jesuítas em geral:
R: Os jesuítas deveriam catequizar e instruir os nativos além de cuidar da formação interna dos sacerdotes. Sua tarefa educativa era basicamente acumular e converter “ignorantes” e “ingênuos”, como os nativos, e criar uma atmosfera civilizada e religiosa para os aventureiros que para aqui vieram, criando escolas, instituindo colégios e seminários e assim espalhando-se pelas diversas regiões do território.
.4. As missões:
R: Eram os antigos aldeamentos indígenas organizados e administrados pelos jesuítas, com o objetivo de civilizar e evangelizar os nativos. As Missões fundavam colégios e conventos, a idéia era criar uma sociedade com os benefícios e qualidades da sociedade cristã européia, porém, sem os vícios e maldades encontrados na Europa. Havendo também grupos itinerantes.
5. A instrução dada pelos jesuítas:
R: Com o crescimento da população colonial proprietária de bens e o do desenvolvimento de uma vida urbana, onde se concentravam o aparelho administrativo e as atividades comerciais, com produtos locais e importados, cresceu também o desejo de instrução. Os missionários se abriram a alunos externos e multiplicaram-se os colégios para leigos em geral. Foi aí que se deu, de forma definitiva e marcante, a ação educacional dos jesuítas no Brasil.
5.1. O que ensinavam?
R: Ensinavam basicamente, a leitura a escrita e o cálculo, os conteúdos próprios da instrução, que davam base para a compreensão das Escrituras Sagradas.
5.2. Como ensinavam?
R: Ensinavam-lhes os costumes e