Padres Jesuítas no Brasil
Analisando a chegada dos Jesuítas e o início da educação “formal” no Brasil
Autor
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em História (HID0340) – Prática do Módulo 1
04/06/2014
RESUMO
O trabalho a ser apresentado visa a analisar no contexto histórico a importância da introdução “formal” da Educação no Brasil, implementada pelos padres jesuítas, analisando primeiramente o momento históri-co vivido na Europa do século XVI, a formação da Companhia de Jesus, a chegada dos padres, a criação de escolas, as missões, suas conquistas e, por fim, a expulsão dos Jesuítas e o legado por eles deixado na área educacional.
Palavras-chave:
Missão Jesuítica;
Brasil Colônia;
Educação.
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa a mostrar a primeira empreitada educacional no Brasil colônia a se dar de forma planejada, organizada e com finalidades específicas, tanto para a Coroa Portuguesa como para a Igreja Católica. O estudo é de extrema relevância, dado que os padres jesuítas não só consolidaram a língua nacional, mas também, através da religião católica, uma identidade do povo que aqui habitava e os que vieram para o nosso país. O trabalho é limitado à reforma protestante e suas repercussões na Igreja Católica, abarcando a criação da Companhia de Jesus, a chegada dos jesuítas ao Brasil em 1549 e parte da obra por eles realizada, até quando foram expulsos em 1759.
O objetivo pretendido é demonstrar que na qualidade de pioneiros os jesuítas foram eficazes e eficientes, dadas as condições da Brasil colônia de implementar a educação “formal” no país, sen-do que não se pode deixar de reconhecer que, diante dos desafios por eles enfrentados junto a uma população de nativos primitivos e colonizadores rudes, bem como da parca infraestrutura disponível, conseguiram implantar a