resumo filme A Missão (Jesuitas)
ANTONIO LAÉRCIO KATCHOROVSKI
Ensaio do filme: A Missão e Texto Jesuítas e as crianças no Brasil quinhentista
Trabalho entregue à Professora Patrícia, para obtenção de nota parcial na disciplina de História da Educação 1º bim. – 6º período.
GUARAPUAVA - AGOSTO /2014
Baseado em fatos reais o filme retrata uma história de lutas, fé e disputa de terras, onde que pela ocasião da chegada dos jesuítas no Brasil em uma Missão chamada de São Carlos. Em 29 de março de 1549, após uma longa viagem desembarcaram no Brasil, 4 padres e 2 irmãos da Companhia de Jesus com o intuito de exercer o seu apostolado cada qual encarregado de pregar a uma classe diferente, governadores e seus homens, aos da terra e também aos meninos, ensinando a ler e escrever orações.
Tudo teve início em uma aldeia indígena de índios guaranis, na ocasião a estratégia usada foi o Padre jesuíta chagar de mansinho tocando um instrumento de sopro. Irmão Gabriel é o padre jesuíta escolhido para a Missão de São Carlos. É aceito pelos índios por causa da música que vinha do seu instrumento, convivendo com os índios na tribo, ele inicia o seu trabalho de evangelização. Irmão Gabriel convida Rodrigo Mendonza, exilado por conta própria em um mosteiro, para retornar com ele para a Missão de São Carlos. Rodrigo Mendonza era um mercador de escravos que tem sua vida mudada após cometer um crime passional: tira a vida do irmão, Felipe Mendonza, em um duelo, por ele ter se apaixonado por sua mulher e ela por ele. Por fim, aceita o convite de Irmão Gabriel para estar ao lado daqueles que antes caçava. Devido à convivência com os índios Mendonza se converte tornando-se um jesuíta.
“Foram oito semanas de “prospera viagem” no 29 de março de 1549, desembarcaram, enfim, na vila de pereira (depois vila velha), quatro padre e dois irmãos da Companhia de Jesus, liderados pelo padre Manoel da Nobrega.” (Chambouteyran, 1999, p.55).
O ensino das crianças foi uma das primeiras