Pre-projeto de educação infantil
Baseado no texto estudado de Célio Juvenal o filme A Missão vem ilustrar a relação e as dificuldades dos jesuítas em introduzir sua crença Cristã e a cultura européia no cotidiano indígena.
Uma das dificuldades dos jesuítas era chegar as aldeias, pois o perigo era constante, a mata muito fechada,a comunicação não existia, pois falavam uma língua totalmente desconhecida pelos jesuítas.Os índios eram muito agressivos porque ainda não tinham tido contato com outra civilização antes dos colonos e jesuítas.
Muitos jesuítas foram mortos, apesar do perigo, eles não desistiram de sua missão, converter os índios ao cristianismo.
Ao contrario dos padres,os jesuítas se destacavam não apenas pela forma de pregar o cristianismo, mas também pelo fato de educar ensinavam a ler e a escrever.
O filme nos aponta as transformações que os jesuítas conseguiram fazer através de seu trabalho em uma tribo chamada guarani.
Os métodos que os jesuítas utilizaram para se aproximar dos índios foram o dialogo lingüístico, a musica e o teatro.
Ao pregarem sua crença eles influenciavam o povo indígena e conseqüentemente foram influenciados pela cultura deles.
No filme “A Missão” vimos que havia muitos conflitos entre colonos e jesuítas, pois os colonos vieram atrás de bens e riquezas, com isso constantemente desrespeitavam tratados e normas que região os indígenas, fazendo com que o trabalho dos jesuítas ficassem mais difícil, porque os colonos capturavam os índios a fim de manter o comercio de escravo, o que influenciava estes novos escravos aos seus maus costumes e sua conduta anti cristã.
Destaca-se no filme o desenvolvimento que a tribo teve com a missão dos jesuítas, construíram casas, igrejas, aprenderam a cultivar sua própria alimentação e construíram uma sociedade civilizada através desta missão.
Com medo de novos conflitos entre os indígenas e o império pela posse das terras que pertenciam aos índios,para que os índios sobrevivessem naquela aldeia