Jesuítas no Brasil
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS - DCHL
DOCENTE: MARIA FÁTIMA DI GREGÓRIO
DISCENTE: RAVENA ALVES
CURSO: PEDAGOGIA SEMESTRE II
JESUÍTAS NO BRASIL
JEQUIÉ-BA
2013
Jesuítas no Brasil
Em 5 de Agosto de 1534 foi fundada a Companhia de Jesus por Inácio de Loyola. Essa ordem religiosa era composta por padres jesuítas que tinham a missão de levar o catolicismo a várias partes do mundo. Nessa época, estava acontecendo a Reforma Protestante na Europa, fazendo com que a Igreja Católica se sentisse ameaçada e buscasse formas de conter os avanços do Protestantismo, com isso veio a Contrarreforma.
Nesse contexto, Tomé de Souza trouxe os padres jesuítas para o Brasil a fim de catequizar os índios. Percebendo que não podiam ensinar aos índios sua religião sem que eles entendessem sua língua, os jesuítas criaram escolas para ensinar os nativos a ler e a escrever o português. A maioria dos índios era difícil de controlar, fugiam e atacavam os portugueses, com isso, os Europeus se preparavam com armas de fogo, provocando medo nos índios. Alguns jesuítas aprendiam a falar o tupi guarani para melhor se comunicarem com os indígenas, um deles foi pe. José de Anchieta, que escreveu uma gramática do tupi guarani. As primeiras escolas foram criadas no Rio de Janeiro, na Bahia e em Pernambuco. O Ratio Studiorum foi o plano educacional que a Companhia de Jesus desenvolveu para usarem nos colégios, por meio da Ratio organizavam o ensino médio e superior, esse documento era dividido em 30 capítulos e continha regras para as funções de cada membro de um colégio.
Os jesuítas fizeram trabalhos importantes na área da educação, ajudavam a amansar os índios, atravez da catequese conseguiam autonomia política e econômica, o que fez com que O Marquês de Pombal se incomodasse. O Marquês de Pombal acusou os jesuítas de apoiar os índios na resistência contra os portugueses, e em 28 de junho