O corpo e o som
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIA DO ENSINO DE ARTES.
DENILCE ERLANDIA BORCATE ZAMPROGNO
RHAULYANI APELFELER RODRIGUES
“O CORPO E O SOM”
Colatina – ES 2009
DENILCE ERLANDIA BORCATE ZAMPROGNO
RHAULYANI APELFELER RODRIGUES
“O CORPO E O SOM”
Trabalho de Produção do conhecimento apresentado a Faculdade Internacional de Curitiba como requisito para obtenção de nota no módulo de Linguagem da Música e Linguagem da Dança da especialização em Metodologia do ensino de Artes.
Colatina - ES 2009
“A música é o verbo do futuro” Victor Hugo
“Eu só poderia acreditar num deus que soubesse dançar.”
Friedrich Nietzsche (Assim Falou Zaratustra
1. Introdução
A arte da música e da dança são uma das formas de comunicação mais antigas que existe, está á todo momento em nossa vida no dia a dia, somos consumidores e apreciadores dessa tradição que vem desde os primórdios da geração humana. A escola está inserida neste contexto, o aluno traz a arte que ele consome na rua para dentro da escola, cabe ao professor ter consciência que isto acontece se fazer com que os seus conteúdos trabalhados, venham de encontro com a realidade e interesse dos mesmos.
A influencia da mídia através dos meios de comunicação torna-se um ótimo meio para tornar as aulas interessantes, alegres e prazerosas, deixando marcas positivas na memória do aprendiz, um sentimento de competência para apreciar, criar e construir saberes, assim o trabalho elabora 3 aulas que de forma clara, enriquece a vida do aluno.
Visando o sentido de arte, esse trabalho fez uso de uma cultura riquíssima, contextualizando com a vida dos alunos para inserir uma nova cultura étnica e primitiva, que assim como muitas