Conforto acustico
2.1 Introdução
A acústica estuda os fenômenos do som e sua interação com nossos sentidos para inimizar as condições desfavoráveis, como ruídos.
O conforto acústico está ligado a hábitos e práticas culturais. Existem três termos que estão ligados ao conforto acústico: a definição do ruído, do barulho e da poluição sonora. O ruído é definido como “um som ou um conjunto de sons frequentes e desagradáveis ao ouvido” e o barulho é definido como um “som em que há “grande ruído”, assim um som alto pode ser prazeroso para alguns e ruído ou barulho para outros, podendo até ser considerado uma poluição sonora.
2.2 Características do Som
Som é uma onda mecânica, considerado um fenômeno vibratório que se propaga por movimentos oscilatórios. Na fonte o ambiente é deformado (por um choque, uma compressão etc.) e em aplicação do fenômeno de elasticidade a deformação é transmitida as moléculas vizinhas. O som é um fenômeno vibratório sem transporte de matéria. A deformação se propaga no ambiente em ondas chamadas “sonoras” ou “acústicas”.
A propagação do som é também uma propagação de energia mecânica. A quantidade de energia transmitida por unidade de superfície é chamada de intensidade da onda sonora. Ou seja, a intensidade é uma potencia por unidade de área. A intensidade é uma noção relativa e pode ser, portanto mensurada de várias formas. A forma moderna de mensurar a intensidade do som é o decibel (db).
As condições de propagação das ondas sonoras dependem da natureza, da temperatura e da pressão do ambiente exposto. Em espaço aberto e em temperatura ordinária, o som se propaga a 334 metros por segundo com temperatura de 20ºc. Com vento, o som se propaga com maior facilidade, já que o vento propaga as vibrações do ar. Na água a velocidade de propagação do som e acelerada, ele se propaga a 1500 metros por segundo. Nos corpos sólidos o som se propaga sob a forma de vibrações. Quanto maior a intensidade do som, maior é a