Processos gerenciais
O planejamento é geralmente considerado a função principal dentro do processo Administrativo. A sua necessidade não é limitada ao atendimento dos objetivos organizacionais. Ele é também necessário para determinar os métodos e tipos de controle necessários,bem como o tipo de administração a empresa deve adotar.
O planejamento ocorre em todos os tipos de atividades, sendo o processo básico pelo qual são decididos quais os objetivos e como atingi-los. Seria muito conveniente se o planejamento não precisasse ser mudado,uma vez que ele foi definido. Mas, em virtude das condições externas sempre mutáveis, o planejamento deve ser um processo contínuo. Por essa razão flexibilidade é um fator importante no processo de planejamento e auxilia determinar onde a empresa terá sucesso.
Antes de começar a organizar uma empresa , devem ser elaborados planos que estabeleçam propósitos e direções para atividades como lidera-la e controlá-la. Um planejamento bem elaborado é a chave de administração eficiente.
O planejamento é uma gerencia fundamental, independentemente do tipo de organização que esteja sendo gerenciado.Os gerentes modernos enfrentam o desafio de realizar um planejamento sólido tanto em organizações pequenas e relativamente simples, quanto nas grandes e mais complexas.
É fundamental para a própria sobrevivência da empresa que o planejamento estratégico seja executado de uma forma lógica. A empresa deve ter uma visão clara, coerente e estimulante das suas metas e objetivos,não apenas em função do mercado e do produto.mas também em função do aspecto financeiro.A ausência destas metas e objetivos fará com que a empresa fica a deriva e por causa disso não tenha sucesso.
Face ao que já se observou, e considerando esta época como de complexidades organizacionais e incertezas na gestão de recursos, um ambiente mercadológico globalizado , como o de hoje, impõem a compreensão da cultura organizacional e a aceitação de seus desafios, representando um