Eletromagnetismo
Eletromagnetismo é a parte da física que estuda as propriedades elétricas e magnéticas da matéria, em particular as relações estabelecidas entre elas. A existência de forças naturais de origem elétrica e magnética fora observada em contextos históricos independentes, mas só na primeira metade do século XIX um grupo de pesquisadores conseguiu unificar os dois campos de estudo e assentar os alicerces de uma nova concepção da estrutura física dos corpos.
O gerador é um dispositivo elétrico que possui a função de transformar energia qualquer em energia elétrica como exemplo podemos citar a pilha que transforma energia química em energia elétrica.
Os capacitadores são dispositivos elétricos que possuem a função de armazenar carga elétrica. Aparelhos de TV, máquinas fotográficas entre outros possuem capacitores, que permitem uma resposta imediata quando o aparelho é ligado ou disparado.
Desenvolvimento
Denomina-se eletromagnetismo a disciplina científica que estuda as propriedades elétricas e magnéticas da matéria e, em especial as relações que se estabelecem entre elas.
Campo Magnético
- É toda região ao redor de um imã ou de um condutor percorrido por corrente elétrica.
N | S |
- Pólos magnéticos de mesmo nome se repelem e de nomes contrários se atraem.
- Se seccionarmos um imã ao meio surgirá novos pólos norte e sul em cada um dos pedaços, constituindo cada um deles um novo imã.
Campo magnético criado por um condutor retilíneo
Segure o condutor com a mão direita de que o polegar aponte no sentido da corrente. Os demais dedos dobrados fornecem o sentido do vetor campo magnético no ponto considerado.
B=µ.i2.r
B= intensidade do vetor campo magnético em um ponto (T). µ= permeabilidade magnética do meio (T.m/A) µ0= 4.10-7 T.m/A (no vácuo) r= distância do ponto ao fio (m)
Campo magnético no centro de uma espira circular
B=µ.i2.R
R= raio da espira
Campo magnético no interior de um solenóide
Um condutor enrolado