Processos Gerenciais
2012
INTRODUÇÃO
O controle da ação empresarial tem por objetivo mostrar a estrutura da tomada de decisões na hora de aplicar e supervisionar uma empresa, atualmente administrar se tornou um meio essencial no meio produtivo, onde envolvem controle, planejamento, organização e direção.
FUNÇÃO ADMINISTRATIVA: O PLANEJAMENTO O planejamento é uma das funções administrativas que possibilita hierarquizar objetivos e, portanto, estabelecer formas de concentração de recursos, buscando maneiras racionais de distribuí-los. Pra isso é de grande importância ter visão do futuro estando no presente.
PLANEJAR O FUTURO
Segundo Carlos Escóssia (2010), de forma genérica, o planejamento é a definição de um futuro desejado e de meios para alcançá-lo. Em outras palavras, poderíamos definir planejamento como sendo o exercício sistemático da antecipação. O planejamento pressupõe a necessidade de um processo decisório que ocorrerá antes, durante e depois de sua elaboração na empresa. É um processo contínuo, cujas características básicas são: O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas ás implicações futuras de decisões presentes; o planejamento não é um ato isolado; o processo de planejamento é muito mais importante que seu produto final.
Já segundo Marcos Hashimoto (2011), falar de planejamento é falar de algo bastante abrangente, que deve envolver toda organização. Devido a esta abrangência, o planejamento, pode ser classificado em tipos distintos, de acordo com sua utilidade. O plano pode ser de curto ou de longo prazo, pode envolver toda a empresa ou apenas uma tarefa, pode ser genérico ou detalhado.
Diante das concepções de Carlos Escóssia e de Marcos Hashimoto, podemos dizer que planejamento é uma ferramenta da administração e como tal o seu uso é indispensável para o sucesso da gestão das empresas. Tendo como objetivo apresentar um estudo sobre