GESTÃO DEMOCRÁTICA
Atualmente a gestão tomou diferentes rumos da gestão de tempos atrás que era autoritária e centralizada, só o “chefe” poderia ditar os rumos a seguir. Atualmente o poder não é mais centralizado e a opinião e ponto de vista de todos são apresentados, respeitados, discutidos, aceitos ou não de acordo com suas necessidades.
A valorização de cada função também é algo relevante e necessário a todo cidadão que exerce seu trabalho.
A gestão democrática é aquela que possibilita a participação, transparência e democracia, onde todos os envolvidos exercem seus deveres e utilizam seus direitos como parte da atuante.
Na escola democrática, mantem-se o mesmo propósito, toda a comunidade escolar deve ser participativa e atuante. Deve estar preocupada em formar cidadãos críticos, autonômos e atuantes. Deve sempre se preocupar com a formação e valorização de seus funcionários e colaboradores, pois quando o cidadão é valorizado ele exerce melhor suas funções.
Na Gestão democrática deve haver compreensão da administração escolar como atividade e reunião de esforços coletivos para a educação, assim como a compreensão e aceitação do princípio de que a educação é um processo de interação e individualização humana; que o Plano Político pedagógico (PPP) deve ser elaborado através de construção coletiva e que além da formação deve haver o fortalecimento do Conselho Escolar.
A gestão democrática da educação deve existir no planejamento e elaboração de políticas educacionais, na tomada de decisões, na escolha do uso de recursos e prioridades de aquisição, na execução das resoluções colegiadas, nos períodos de avaliação da escola e da política educacional
Uma gestão democrática só faz com que haja um bom retorno, tanto para a instituição como para quem dela depende.