processos gerenciais
Quando o desenho organizacional não está adequado às necessidades da empresa ou do contexto em que ela está inserida, são constantes as reorganizações estruturações para adequá-lo ás mudanças e renovações indispensáveis ao sucesso organizacional.
O desenho organizacional é o retrato da estrutura da organização que define os órgãos, níveis, atribuições, responsabilidades, recursos e competências necessárias a dinâmica organizacional.
Em relação aos níveis temos:
* Nível institucional: Trata-se de defender e garantir o mercado a fim de criar um conjunto estável de produtos e clientes preservando-os dos concorrentes.
* Nível intermediário: Trata-se de manter um controle estrito das operações da empresa assegurando e elevando sua eficiência. O planejamento antecede toda ação administrativa.
* Nível operacional: Trata-se de garantir a produção de bens e serviços de maneira eficiente. Há uma tendência à interação vertical para aproveitar os recursos da empresa que obtém um aumento substancial da eficiência tecnológica, que é essencial ao bom desempenho organizacional.
Aplicação de ferramentas na gestão de processos das organizações que aprendem
O artigo APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS NA GESTÃO DE PROCESSOS DAS ORGANIZAÇÕES QUE APRENDEM se refere no desempenho da organização que consiste na obtenção de eficiência operacional em relação aos concorrentes que possibilite oferecer produtos e serviços diferenciados no mercado.
Um novo tipo de organização tem sido implementado pelas empresas, a aprendizagem organizacional.
Senge (1990) desenvolveu seu trabalho que representou um novo modo de