zinco
Técnico em Metalurgia
Metalurgia dos Não Ferroso
Bárbara Lima
Gisele Silva
Jaíne Rezende
Larissa Ferreira
Congonhas
2013
Bárbara Lima
Gisele Silva
Jaíne Rezende
Larissa Ferreira
Zinco
Trabalho apresentado ao professor Pedro Garcia, da disciplina “Metalurgia dos Não Ferrosos”, da turma Metalurgia 10, turno noturno, do curso de Metalurgia.
Escola Politécnica Ramos
Congonhas- 27 de novembro de 2013
Introdução
Este trabalho apresenta todas as etapas envolvidas para o beneficiamento dos minérios de zinco e um pequeno resumo das etapas metalúrgicas posteriores ligadas a produção de zinco metálico. Além de retratar os principais minerais existentes no Brasil e no mundo realiza uma análise dos impactos ambientais gerados pelo processo de beneficiamento mineral. As partes relacionadas com o beneficiamento mineral, ou seja, as etapas que vão da extração à concentração, terão tratamento especial.
Aspectos gerais do zinco.
O zinco é um metal de cor branca-azulada, de forma cristalina hexagonal compacta, número atômico: 30; peso atômico: 65,38g; densidade(a 25oc): 7,14; dureza: 2,5(escala de Mohs); ponto de fusão : 419oc (a pressão de 760mm de Hg) e ponto deebulição : 920ºC. O zinco é encontrado na natureza principalmente sobre a forma de sulfetos, associado ao Pb, Cu, Ag e Fe, onde o mesmo está sujeito à grandes transformações em sua zona de oxidação. Em nosso país, provenientes do zinco os principais minérios extraídos são calamina, willemita e esfarelita.
Reservas do minério de zinco.
O zinco é o 23º elemento mais abundante na crosta terrestre. As jazidas mais ricas contém cerca de 10% de ferro e entre 40% e 50% de zinco. Os minerais dos quais se extrai o zinco são: óxidos, sulfetos, carbonatos, silicatos etc.
Dentre os principais países