zinco
É um elemento da tabela periódica, da 4° camada, grupo 12 número atômico 30 e massa molecular 60,409
É um elemento sólido á temperatura ambiente.
O zinco é encontrado na natureza principalmente sobre a forma de sulfetos, associado ao Pb, Cu, Ag e Fe.
Os minerais dos quais se extrai o zinco são: óxidos, sulfetos, carbonatos, silicatos etc.
PERGUNTA N° 4 ( luiza)
Carboxipeptidase
São enzimas digestivas que digerem proteínas do bolo alimentar, e que apresentam em seu sitio ativo Zn2+.
Essas enzimas catalisam (quebram) as ligações entre dois aminoácidos com a ajuda da água. Essa quebra da ligação peptídica pode ocorrer na parte C ou N terminal da cadeia. Se ocorrer na região C terminal, liberando um aminoácido, é chamada de carboxipeptidase.
A carboxipeptidase acelera esse processo da quebra das ligações C-N dos aminoácidos, então se tiver a falta do zinco na sua composição, irá prejudicar a digestão das proteínas, levando anos para serem quebradas.
ISABELLE
O zinco é presente em aproximadamente 300 enzimas, entre as suas principais estão: RNA POLIMERASE: é a principal enzima do complexo enzimático responsável pela transcrição do DNA em RNA. DNA POLIMERASE: é uma classe de enzimas responsável pela polimerização das novas fitas de DNA. ANIDRASE CARBONICA: é uma enzima que tem um papel importante no transporte do CO2 e no controle do pH do sangue. CARBOXIPEPTIDASE: tem papel de regulação e digestão de proteínas. FOSFATASE ALCALINA: tem como uma de suas funções remover grupos fosfato de um grande número de moléculas diferentes, incluindo proteínas, nucleotídeos e alcalóides; é encontrada normalmente no sangue de pessoas sadias. ALCOOL DESIDROGENASE: Esta enzima converte o álcool em acetaldeído, que mesmo em pequenas concentrações, é tóxico para o organismo. SUPEROXIDO DISMUTASE: é uma importante defesa antioxidante na maioria das células expostas ao oxigénio.
MARIANA
O zinco esta presente em diversas enzimas que participam do metabolismo