Análise Qualitativa Cátions GI
QUÍMICA – ANALÍTICA QUALITATIVA
SEPARAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DOS CÁTIONS DO GRUPO I
Pelotas, 15 de Agosto de 2014
OBJETIVO
Separar e identificar os cátions do grupo I; Ag+, Hg22+, Pb2+, em uma solução problema.
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Na química analítica sistemática, os cátions são classificados em cinco grupos (de I a V), com base na sua peculiaridade a determinados reagentes. Os reagentes mais usados para a classificação dos cátions mais comuns são o ácido clorídrico, o ácido sulfídrico (sulfeto de hidrogênio), o sulfeto de amônio e o carbonato de amônio. A classificação baseia-se no modo como os cátions reagem a tais reagentes pela formação ou não de precipitados. Por isso, pode-se dizer que a classificação dos íons mais comuns é baseada nas diferenças de solubilidade de seus cloretos, sulfetos e carbonatos (VOGEL, 1981). No presente estudo dar-se-á ênfase aos cátions do grupo I. VOGEL (1981) descreve as características do grupo I como se segue:
GRUPO I: os cátions deste grupo formam precipitados com ácido clorídrico diluído. Os íons deste grupo são o chumbo, o mercúrio (I) e a prata.
CHUMBO (Pb): é um metal cinza azulado com uma alta densidade (11,48 g mL-1 à temperatura ambiente). Dissolve-se facilmente em concentração média de ácido nítrico (8M), formando, na reação, o óxido de nitrogênio:
3Pb + 8HNO3 3Pb2+ + 6NO3- + 2NO + 4H2O O gás incolor de dióxido de nitrogênio, quando misturado com o ar, oxida-se a dióxido de nitrogênio vermelho:
(incolor) + O2 2NO2 (vermelho) Com o ácido nítrico concentrado, forma-se uma película protetora de nitrato de chumbo na superfície do metal, que evita sua dissolução. O ácido clorídrico diluído ou o ácido sulfúrico têm pouco efeito, devido à formação de cloreto de chumbo ou sulfato de chumbo, ambos insolúveis na superfície.
MERCÚRIO I (Hg2+2): é um metal