PPP 3
Centro de Educação
Curso de Pedagogia
PPP 3- Karina Valença
Discente: Cinthia Caroline
4° período- manhã
O currículo como identidade cultural
Os espaços educativos são os maiores responsáveis pela construção da mentalidade dos indivíduos que os frequentam, sendo o currículo o plano determinador dos objetivos da educação nesses espaços.
O currículo como identidade cultural trás toda a pluralidade cultural que há e “joga” (no sentido de inserir) nesses espaços, observando diversos fatores, tais como: Para quem e para que se está ensinando, o porquê disso ter que ser ensinado, e o que está sendo ensinado. Reconhecendo e considerando os interesses, diversidades, crenças, diferenças sociais e por fim a história cultural e pedagógica do espaço e daqueles que o frequentam.
Leva-se também em conta que identidade é um “conceito” que não tem uma única definição, mas sim diversas. E é construída também por aquilo que diz respeito a realidade na estão inseridos o espaço e o indivíduo. Acredito que antes de tudo, o currículo necessita ser estruturado, estudado e montado com cautela para estar apto a atender as necessidades reais do espaço/sociedade no qual irá ser introduzido, trazendo a participação, valorização e integração das diversas identidades que compõem a sociedade.
Nós temos a mania de valorizar apenas o que vem de fora, mania de importar. Importam-se costumes, moda, padrões de beleza, tudo! E muitas vezes esquecemos, e até não sabemos das riquezas culturais que temos tão perto. O currículo como identidade cultural deve estimular e trazer a descoberta dessas coisas tão ricas, dessa identidade não enxergada, e trazê-las para o espaço educativo.