3 SEMESTRE DIVERSIDADES INCLUS I PPP
Neste sentido, faz-se necessário compreender que a educação está baseada na aceitação das diferenças e na valorização do indivíduo, independentemente dos fatores físicos e psíquicos.
Nessa Perspectiva é que se fala em inclusão, onde todos tenham os mesmos direitos e deveres, construindo um universo que favoreça o crescimento, valorizando as diferenças e o potencial de cada pessoa. A reflexão em torno do Processo de Inclusão se faz necessária por que, apesar de ser um campo bem explorado pelos autores, chegando às vezes a se confundir com modismos, ainda existem grandes dificuldades das equipes das unidades escolares em desenvolver um trabalho que realmente esteja incluindo o aluno especial. Um trabalho onde este aluno não se sinta discriminado e até mesmo colocado de lado chegando a reprovar diversas vezes durante anos.
Tais dificuldades somente poderão ser eliminadas por meio da convicção de que a escola precisa mudar. Da vontade dos profissionais em educação de promover mudança, construído novos relacionamentos no contexto educacional, levando em conta o potencial e o interesse de cada aluno dentro das suas particularidades.
Caminhando neste sentido encontra-se a Escola Municipal Walfredo Campos Maia que desde 2009 realiza o Atendimento Educacional