Teorias da Administração
ENGENHARIA AMBIENTAL
Gabrielle Teixeira Camêlo
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
Prof. da disciplina: Cláudio Roberto Magalhães Pessoa
Belo Horizonte
Setembro / 2014
1903 - Teoria da Administração Científica
A Teoria da Administração Científica criada por Frederick W. Taylor no período de 1856 a 1915, é considerada uma ciência aplicada na racionalização e no planejamento das atividades operacionais, a fim de alcançar a máxima produtividade. Essa teoria provocou uma verdadeira revolução no pensamento administrativo e no mundo industrial. Foi proposto métodos e sistemas de racionalização do trabalho e disciplina do conhecimento operário para aumento da produtividade, colocando tudo isso sob comando da gerência. Investiram em estudos e movimentos para otimizar a eficiência trabalhista. Propõe incentivos e prêmios salariais para que os trabalhadores.
1909 – Teoria da Burocracia
A Teoria da Burocracia iniciada por Max Weber caracteriza-se pelo modelo burocrático de organização, identificando certas características da organização formal voltada com exclusividade para a racionalidade e para a eficiência. Muitos dos aspectos do modelo burocrático podem ser encontrados em Taylor e Fayol: hierarquia e autoridade definidas; sistemas de procedimentos e rotinas; promoção e seleção baseadas na competência técnica, dentre outras.
1916 – Teoria Clássica
A Teoria Clássica, iniciada por Fayol para o tratamento da administração como ciência na formatação e estruturação das organizações. A maior preocupação de Fayol era para com a direção da empresa dando ênfase ás funções e operações no interior da mesma. Estabeleceu os princípios da boa administração, sendo dele a clássica visão das funções do admininstrador: organizar, planejar, coordenar, comandar e controlar.
1932 - Teoria das Relações Humanas
A Teoria das Relações Humanas teve inicio com a experiência de Hawthorne, surgiu da crítica à Teoria