PROCESSOS GERENCIAIS
Harrington (1993) define processo como uma ação que recebe uma entrada (input), transforma (agregando valor) e gera uma saída (output). Assim, para as empresas, os processos acontecem tanto nos produtos quanto nos serviços, desde o recebimento das matérias-primas pelos fornecedores até a entrega deste produto ou serviço ao cliente. Essa cadeia agrega valor a cada processo (ou sub-processo).
Definimos processo como uma atividade, ou um conjunto que recebem uma entrada, processa, resultando então em um serviço ou produto para o cliente, ou ainda um insumo para outros processos. As entradas e saídas dos processos podem ser bens tangíveis
(materiais), e intangíveis (conhecimento e informação).
Os processos ajudam a implementar a estratégia nas operações do negócio. A visão, missão e valores da empresa serão colocados em prática através dos processos.
Processsos são ativos de grande valor para a organização. As empresas criam diferenciais competitivos através de seus processos.
Os processos refletem como a empresa funciona. São os processos que produzem o serviço ou produto que será entregue ao cliente. Os processos são responsáveis pela criação de valor na perspectiva do cliente.
São atividades coordenadas que envolvem:
Pessoas, procedimentos, recursos, tecnologia.
Os processos Organizacionais podem também (Keen, 1997)
Podem ser definidos como qualquer outro trabalho recorrente;
Afetar algum aspecto de capacitação da empresa (Organizational Copability);
Ser realizados de várias maneiras distintas com resultados diferentes em termos de contribuição de: custo, valor, serviço ou qualidade.
Podemos definir processos organizacionais como um conjunto de duas ou mais pessoas que realizam procedimentos(tarefas), seja em