Processos Gerenciais
O objetivo deste trabalho acadêmico é mostrar os conceitos e definições do que é o planejamento empresarial. Planejamento corresponde ao conjunto de medidas que o administrador deve tomar para chegar a uma situação futura desejada e diferente da atual. É um processo sistemático de tomada de decisões onde a escolha presente altera e modifica todo o futuro de uma empresa, prevendo e se precavendo quanto a sucessos e a possíveis fracassos.
O Planejamento compreende a definição de metas, estratégias , empreendimento organizado, combinações de objetivos adequados e abrangentes para integrar e coordenar atividades, que realmente contribuirão para o desenvolvimento da empresa. Diz respeito, portanto, aos fins (o que será feito) e aos meios (como será feito).
PLANEJAMENTO
Planejamento é a primeira função administrativa que determina a antecipação dos objetivos e realiza planos para atingi-los com eficiência. É uma ferramenta da administração, que permite entender a realidade, avaliar os caminhos, construir uma referência futura, estruturando adequadamente e reavalidar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Tratando-se de um processo abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Este processo busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos. O papel do planejamento é substituir a ação reativa do passado por uma ação proativa do futuro.
Existem 3 (três) níveis de planejamento:
* Planejamento Estratégico
Planejamento estratégico é um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões acerca de empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo. É o planejamento que envolve prazos mais longos de tempos, é mais abrangente e é discutido e formulado nos níveis hierárquicos mais elevados da empresa, isto é, no nível institucional. (CHIAVENATO, 2007, p.142).
* Planejamento Tático
Planejamento Tático é