processos gerenciais
O planejamento consiste na identificação, na análise e na estruturação dos propósitos da instituição rumo ao que se pretende alcançar, levando em consideração suas políticas e recursos disponíveis, atuando nos níveis: estratégicas, táticas e operacionais com objetivos de médio e longo prazo.
TIPOS DE PLANEJAMENTO
Planejamento Estratégico: É elaborado pelos altos níveis hierárquicos da empresa, que tomam decisões de longo prazo, diminuindo as incertezas sobre determinada coisa perante o futuro.
Planejamento Tático: É elaborado pelos níveis médios da empresa, que tomam decisões de médio prazo, criando hipóteses a respeito da realidade atual e futura.
Planejamento Operacional: É o planejamento voltado para as atividades e tarefas realizadas no dia-a-dia e em curto prazo.
Stoner (1999, p.5) diz que:
"Planejar significa que os administradores pensam antecipadamente em seus objetivos e ações, e que seus atos são baseados em algum método, plano ou lógica, e não em palpites. São os plano que dão à organização seus objetivos e que definem o melhor procedimento para alcançá-los."
De forma semelhante, Chiavenato (2000, p.195) diz que:
"O Planejamento figura como a primeira função administrativa, por ser aquela que serve de base para as demais funções. O Planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente os objetivos que devem ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los." O ato de planejar envolve sensibilidade ao mercado e à missão da organização além de vários métodos e técnicas que tornam o planejamento realmente eficaz. Assim a organização deixa de
agir unicamente de maneira intuitiva e passa a atuar de forma profissional e focada facilitando seu desenvolvimento e sustentabilidade.
Finalidade: é o papel principal da empresa, definido pela sociedade em que se insere e compartilhado por todas as empresas similares dessa sociedade.
Missão: é a finalidade própria da empresa, o que diferencias de suas