Processos gerenciais
Nas empresas tudo é cuidadosamente planejado para que as coisas possam ser feitas da melhor maneira possível. O planejamento representa a primeira função administrativa, na verdade o planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos e como se deve fazer para alcançá-los da melhor maneira possível.
1. O que é planejamento?
Cada empreendedor tem sua visão particular sobre negócios, mas todos devem partir do mesmo conceito da necessidade do planejamento.
Sem o planejamento correto, as incertezas sobrepujam as certezas, tornando as chances de sucesso do empreendimento bastante reduzidas, pois é o planejamento que irá nortear as ações para alcançar os objetivos.
Segundo o raciocínio de Idalberto Chiavenato, o planejamento lida com o futuro detalhando planos necessários para atingir os objetivos, definindo onde se pretende chegar, o que deve ser feito, quando e em qual sequência. Ainda de acordo com Chiavenato, o planejamento deve ser elaborado de meios diferentes nos vários níveis organizacionais, respeitando uma hierarquia de planos que se dividem em:
Planejamento Estratégico: onde abrange toda a organização, esse plano deve envolver todos os níveis da empresa como recursos, potencialidades e habilidades. Esse plano é mais longo e é discutido nos níveis mais elevados da empresa, no nível institucional.
Planejamento Tático: abrangem áreas menos amplas, com prazos mais curtos, determinando o que se deve fazer e quais objetivos a serem alcançados, esse plano se refere ao nível intermediário da organização, a departamentos, seções ou unidades da empresa, sendo elaborado pelos gerentes e executivos tendo como base o planejamento estratégico.
Planejamento Operacional: se preocupa com o que fazer e como fazer determinadas tarefas e operações no dia-a-dia, com o objetivo de eficiência nos processos.
Mas como saber planejar de forma correta