Processos Gerenciais
Prof.: Cláudio Silva
2º Eixo Temático
2. Problemas epistemológicos na Filosofia
O problema da ciência, conhecimento e método na Filosofia
A questão da sensibilidade, razão e verdade.
A questão do método.
A questão da ciência e a crítica ao positivismo
Autores de referência: Platão , Aristóteles, Descartes, Hume, Galileu, Franscis Bacon, Kant e Popper. O problema da relação entre ciência e técnica: a racionalidade instrumental.
Autores de referência: Adorno, Horkheimer, Habermas.
2.1 O problema da ciência, conhecimento e método na Filosofia
O conhecimento é uma relação O conhecimento é uma relação que se estabelece entre o sujeito e o objeto. Essa afirmação , aparentemente clara e objetiva, implica inúmeras perguntas:
O que é o objeto: algo exterior ao sujeito, ou é parcial ou totalmente sua criação?
Quem é o sujeito: um ser meramente passivo sobre o qual o mundo externo atua ou um ser eminentemente ativo que produz idéias e é capaz de modelar , de maneira particular e intransferível, os dados que provêm do exterior?
Em que consiste a verdade?
Quais são as fontes do conhecimento e qual o grau de confiabilidade das mesmas?
O conjunto de questões anteriormente formuladas é objeto de estudo da teoria do conhecimento, gnoseologia, crítica do conhecimento ou epistemologia. Segundo Abbagnano ( 1982:169), todos esses nomes têm o mesmo significado. Ao contrário do que se crê, não indicam uma disciplina filosófica como a ética, a estética ou a lógica, mas sim, o tratamento de um problema específico, que é o da realidade das coisas. O conhecimento pressupõe a existência de um sujeito conhecedor e de um objeto a ser conhecido mediados pelo ato de conhecer: “é a relação estabelecida entre sujeito e objeto, na qual o sujeito apreende informações