Química
1. Descreva o orbital 2s no que diz respeito à forma, à localização e à densidade de probabilidade de encontrar o elétron, em relação ao núcleo do átomo.
2. O último elétron de um átomo neutro apresenta o seguinte conjunto de números quânticos: n = 4; ℓ = l; m = 0; s = +½. Convencionando que o primeiro elétron a ocupar um orbital possui número quântico de spin igual a –½, calcule o número atômico desse átomo.
3. Quantos elétrons possui certo subnível 4f, sabendo que o último elétron a preenchê-lo possui os seguintes números quânticos: n = 4; ℓ = 3; mℓ = 1; ms = -½ (considere que o primeiro elétron a preencher os orbitais possui spin +½).
1- O orbital s tem simetria esférica ao redor do núcleo. Na figura seguinte, são mostradas duas alternativas de representar a nuvem eletrônica de um orbital s:
Na primeira, a probabilidade de encontrar o elétron (representada pela densidade de pontos) diminui à medida que nos afastamos do núcleo.
Na segunda, se apresenta o volume esférico no qual o elétron passa a maior parte do tempo.
Pela simplicidade, a segunda forma é mais utilizada.
Para valores de número quântico principal maiores que um, a função densidade eletrônica apresenta n-1 nós, nos quais a probabilidade tende a zero. Nestes casos, a probabilidade de encontrar o elétron se concentra a certa distância do núcleo.
2 - R: n = 4 l = 1 m = 0 s = +1/2
4p5
1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p5 → Z = 35
3- 12 elétrons