Processos gerenciais
Hemorragia pós-parto
A hemorragia pós-parto é a perda de mais de meio litro de sangue durante ou depois da terceira etapa do parto, no momento em que se expulsa a placenta.
Este problema é a terceira causa mais frequente de morte materna no parto, depois das infecções e das complicações provocadas pela anestesia. As causas da hemorragia pós-parto são diversas e a maioria delas pode ser evitada. Uma causa é a hemorragia que se verifica no local donde se soltou a placenta. Esta hemorragia ocorre quando o útero não se contrai corretamente, quer porque se distendeu em demasia, ou porque o parto foi prolongado ou anormal, ou porque a mulher teve várias gravidezes anteriores ou ainda porque se utilizou um anestésico relaxante muscular durante o parto. A hemorragia pós-parto também pode ser devida a feridas (lacerações) de um parto espontâneo, à presença de tecido (em geral, partes da placenta que não se soltaram de forma adequada) que não foi expulso durante o parto ou à existência de valores baixos de fibrinogénio (um importante fator necessário à coagulação). A cliente poderá desenvolver sinais e sintomas de choque hipovolêmico, decorrente de um sangramento contínuo e copioso, . A perda de uma quantidade importante de sangue costuma dar-se pouco depois do parto, mas o risco subsiste até um mês mais tarde, classificando-se em :
Hemorragia pós-parto precoce : perda de sangue durante as primeiras 24horas após o parto.
Hemorragia pós-parto tardia: perda de sangue após o primeiro dia do pós parto, a qualquer momento durante as 6 semanas após o parto ( mais freqüente nos primeiros 7 à 14 dias após o parto).
Fatores predisponentes :parto de recém-nascido grande, gestação múltipla, poliidrâminio, distocia, grande multiparidade, traumatismo durante o parto e medicamentos usados durante trabalho de parto ou cirurgia.
Prevenção e tratamento
Antes de começar o trabalho de parto, devem ser tomadas precauções para evitar uma hemorragia