Criptografia
A necessidade da comunicação na sociedade vem desde a era das cavernas, quando o homem usava as pinturas e as simples formas geométricas como uma maneira de expressão.
Mais nos últimos tempos a comunicação tem passado por mudanças grandiosas. Em menos de 100 anos toda a mídia, que antes se limitava à escrita e, no máximo, a auditiva, adotou novas formas de transmitir informações.
A forma mais utilizada na atualidade de transmissão de informações é por meio de pulsos elétricos, que são transmitidos de forma analógica ou digital. Tendo esses pulsos uma codificação especial de forma BINARIA, com pulsos altos e baixos.
Para que exista uma sincronização ou padrão de comunicação, fora criado um meio de troca de dados de forma global, livre e acessível a todos, chamado : INTERNET.
A internet permite uma troca rápida, fácil e ágil de dados entre pessoas pelo o mundo todo, assim é possível obter uma comunicação em tempo real a em longa distancia.
Mais tudo que é bom tem seu lado ruim, junto a internet veio seus riscos. Uma forma de ligar todos os computadores do mundo é como uma dádiva a pessoas mau intencionadas.
Devido a grande ameaça digital fora criados inúmeras técnicas de proteção de dados e diversos SISTEMAS que possuem essa funcionalidade. A técnica mais conhecida de proteção de dados é a CRIPTOGRAFIA e dentro dos sistemas operacionais existem vários sistemas de segurança como o FIREWALL e os ANTIVÍRUS.
O termo criptografia surgiu da fusão das palavras gregas "kryptós" e "gráphein", que significam "oculto" e "escrever", respectivamente.
O objetivo da criptografia é prover uma comunicação segura, garantindo aos serviços a confidencialidade, autenticidade, integridade e a não-repudiação. A criptografia pode oferecer segurança na informática somente onde e quando a confiança no significado da informação veiculada pelos dados protegidos já tenha sido obtida ou