Processos gerenciais
DESENVOLVIMENTO
DIREÇÃO
Dirigir uma empresa significa conseguir que os empregados executem as tarefas (ou serviços) pelas quais respondem.
Nível Institucional (Direção)
A função administrativa de direção no nível institucional da empresa é responsável pela condução e pela orientação da ação empresarial por meio da dinamização das atividades realizadas em todas as áreas e níveis da empresa. É uma função predominante voltada para o desempenho das pessoas, pois as pessoas são os recursos que vivificam os demais recursos empresariais. A Administração das empresas está marcada pelos estilos com que os administradores dirigem o comportamento das pessoas dentro dela. Existem dois estilos básicos de direção como dois extremos de um continuum: o estilo da Teoria X, que tem uma concepção antiga a respeito do comportamento humano, e a teoria Y, que se baseia na descentralização de decisões e delegação de responsabilidade, na ampliação de cargos, administração consultiva e na auto-avaliação do desempenho.
A administração depende de quatro sistemas existentes na empresa que são:
- autoritário-coercitivo: fechado, impõe regras e regulamentos, incentivo aos subordinados por meios punitivos (motivação negativa), gerando medo, intimidação e obediência.
- autoritário-benevolente: admite certa delegação e algumas decisões pelos níveis mais baixos, continua tendo punição e meios coercitivos, mas faz uso também de recompensas.
- consultivo: aberto, participação e contribuição de outros com delegação das decisões, e incentivo por recompensas (financeiras e sociais).
- participativo: aberto e democrático, total descentralização, exige apenas controle dos resultados pela cúpula, baseado em confiança e poder, incentiva responsabilidade.
Nível Intermediário (Gerência)
É a gerência que fica responsável de dirigir o comportamento das pessoas para o alcance dos objetivos empresariais, ela é uma atividade voltada para as pessoas e se