Processos gerenciais
1.1 - Rever o conceito de planejamento.
A ideia é organizar uma campanha para divulgar e conscientizar as pessoas sobre a importância de ser um doador de medula óssea. De como um pequeno gesto pode ajudar a salvar vidas. O processo é simples, porém ainda pouco divulgado e sem apoio. Por causa disso, crianças e adolescentes acabam morrendo aguardando um doador.
2.1 - Planejamento de um projeto de extensão universitária.
O tema escolhido foi o social: Doação de sangue e doação de medula Óssea.
A implantação do projeto será feito através de palestras com especialistas sobre o assunto, vídeos, além da doação de sangue na faculdade, cadastramento no banco de dados para doação de medula óssea e o incentivo a doação de plaquetas.
3.1 - Organizar as atividades com o objetivo responsável. Pessoa envolvida / recursos e tempo. * A palestra será ministrada por pessoas capacitadas e aptas para esclarecer as dúvidas mais frequentes:
O que é medula óssea?
É um tecido líquido-gelatinoso que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecida popularmente por 'tutano'. Na medula óssea são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas. As hemácias transportam o oxigênio dos pulmões para as células de todo o nosso organismo e o gás carbônico das células para os pulmões, a fim de ser expirado. Os leucócitos são os agentes mais importantes do sistema de defesa do nosso organismo e nos defendem das infecções. As plaquetas compõem o sistema de coagulação do sangue.
Qual a diferença entre medula óssea e medula espinhal?
Enquanto a medula óssea, como descrito anteriormente, é um tecido líquido que ocupa a cavidade dos ossos, a medula espinhal é formada de tecido nervoso que ocupa o espaço dentro da coluna vertebral e tem como função transmitir os impulsos nervosos, a partir do cérebro, para todo o corpo.
O que é transplante de medula óssea?
É um tipo de tratamento proposto para algumas