Propriedades coligativas
As propriedades coligativas são propriedades das soluções que dependem do número de partículas dispersas do soluto e não da sua natureza. As propriedades coligativas incluem a diminuição da pressão de vapor (tonoscopia), elevação do ponto de ebulição (ebulioscopia), abaixamento do ponto de fusão (crioscopia) e pressão osmótica (osmose) e estão relacionadas com a pressão máxima de vapor das soluções. Pressão Máxima de Vapor (PMV)
Umas das propriedades físicas com a qual mais comumente convivemos e muito fácil de perceber é a volatilidade de diferentes substâncias. A PMV depende da temperatura e da natureza do líquido, em uma mesma temperatura cada líquido apresenta sua pressão de vapor, as quais dependem da intensidade das forças intramoleculares da substância no estado líquido.
Já para a maioria dos sólidos a pressão máxima de vapor é desprezível. No entanto, a naftalina, mesmo sendo um sólido, apresenta uma considerável pressão máxima de vapor.
Tonoscopia ou tonometria
É a diminuição da pressão máxima de vapor do solvente puro, após a adição de um soluto não volátil. A pressão de vapor em determinada solução a cada temperatura diminui como resultado da presença de soluto, sendo então necessário aquecer a solução em temperatura mais alta para alcançar o ponto de ebulição.
Ebulioscopia ou ebuliometria
É o aumento do ponto de ebulição de um solvente puro, após a adição de um soluto não volátil, à pressão externa constante. Um exemplo seria a adição de um soluto (não volátil) à água pura, fazendo com que a temperatura de ebulição do solvente na solução aumente.
Crioscopia ou criometria
É o estudo do abaixamento da temperatura de fusão (solidificação) de um solvente, provocado pela adição de um soluto não volátil, à pressão externa constante. Portanto, podemos considerar que a temperatura de início de congelamento do solvente de uma solução é sempre menor que a temperatura de início de congelamento do solvente puro.