processos gerenciais e tomada de decisões
Os processos gerenciais tem estado cada vez mais presente nas empresas nos últimos anos, e embora não seja novo, os processos gerenciais tem várias interpretações, Todo trabalho desenvolvido dentro de uma organização, faz parte de um processo, desde um produto ou serviço oferecido. Os processos oferecem resultados objetivos aos seus clientes, tem-se o objetivo de produzir um bem ou um serviço que tem valor para o grupo específico de clientes, muitas vezes é interessante organizar os processos por etapas. Olhando por outro lado os processos gerenciais são atividades coordenadas que envolvem pessoas, procedimentos e tecnologias.
O Aumento da concorrência faz com que as empresas necessitem absorver cada vez mais conhecimento e utilizar modernas ferramentas de gestão e também algumas ditas tradicionais, mas que possibilitem o processo de tomada de decisões em todos os níveis da organização. As rápidas mudanças e a velocidade das respostas que as empresas precisam dar para manterem se no mercado globalizado torna-se imprescindível a busca por indicadores econômicos,financeiros e socioambientais com a finalidade de subsidiar o processo de tomada de decisão. Dessa forma, torna-se relevante compreender o processo decisório e os indicadores utilizado.
Os tipos de tomada de decisões podem ser mostrados de quatro maneiras: A computação que é a programada, técnica e mecânica. Temos também o tipo julgamento que analisa estatísticas e julgamento. O tipo compromisso que analisa estratégia de decisão pelo compromisso ou pela transigência e por ultimo temos o tipo inspiração.
Não há limite para o número de modelos de tomada de decisão que podem ser desenvolvidos. Entretanto, vamos considerar quatro modelos de tomada de decisão presentes nas organizações: o modelo racional em que a tomada de decisões é um ato orientado para objetivos e guiado por problemas, sendo o comportamento de escolha regulado por normas e rotinas, de