Administraçao
INTRODUÇÃO
O estudo da Contabilidade Gerencial auxilia e da base solida na tomada de decisão, pois nesse mundo globalizado no qual vivemos qualquer erro que cometamos numa tomada de decisão pode significar a perda de muito dinheiro, ou até mesmo a falência imediata da empresa.
A Contabilidade Gerencial faz com que esses riscos se tornem um pouco mais distante dessas empresas, ela ajuda no gerenciamento das tomadas de decisão e de gestão.
A se tornou tão útil que e aplicada não só a área de contabilidade, mas sim nas áreas de economia, finanças para uma pesquisa operacional e comportamental de uma empresa.
2 DEFINIÇÕES CONTABILIDADE GERENCIAL
Contabilidade gerencial é um ramo da contabilidade com conhecimento cientifico que através de um sistema de informações cria método que orienta os seus usuários e com relatórios que demonstram os resultados por atividades e global da empresa, comparando-se o planejado com o realizado, para análise da gestão empresarial e da necessidade de tomada de decisões, visando auxiliar a empresa a atingir seus objetivos. É voltada para a melhor utilização dos recursos econômicos da empresa, através de um adequado controle dos insumos efetuados por um sistema de informações gerenciais. O desenvolvimento da contabilidade gerencial, conforme PADOVEZE (1997, p.394) “assume o gerenciamento contábil total da empresa em seus aspectos globais, setoriais e específicos. Para que isso possa acontecer e se consiga executar uma contabilidade gerencial, é de vital importância, por parte dos responsáveis pelo gerenciamento das informações contábeis, o conhecimento profundo da produção em todos os aspectos.”
A Contabilidade Gerencial utiliza-se de outras disciplinas como, economia, finanças estatísticas, pesquisa operacional e comportamental organizacional.
Para ser um profissional contábil de