Inclusao de deficientes na sociedade
O que são pessoas deficientes? Ao questionarmos sobre o que são pessoas deficientes, imediatamente criamos uma imagem correspondente, por uma concepção de deficiência, que pode ser auditiva, visual, física ou qualquer outra. Isto acontece automaticamente, uma vez que vivemos em uma sociedade preconceituosa que exclui tudo que é diferente, que segue padrões sociais. A palavra “deficiente” se opõe à palavra “eficiente” significando o “não-eficiente”, o que nem sempre corresponde à realidade. O deficiente não obrigatoriamente tem que ser “não-eficiente”. Deficiência não é sinônimo de
“incapacidade”.
A Organização Mundial de Saúde publicou em 1980 uma Classificação Internacional dos Casos de: Impedimento; Deficiência; Incapacidade. O impedimento diz respeito a uma alteração (dano ou lesão) psicológica, fisiológica ou anatômica em um órgão ou estrutura do corpo humano. A deficiência está ligada a possíveis seqüelas que restringiriam a execução de uma atividade. A incapacidade diz respeito aos obstáculos encontrados pelos deficientes em sua interação com a sociedade, levando-se em conta a idade, sexo, fatores sociais e culturais.No conjunto de valores culturais que definem o indivíduo “normal”, estão incluídos “padrões” de beleza, estética e comportamento, voltados para um corpo escultural.
Alguns tipos de deficiências e suas limitações. Deficientes Visuais (DV); Deficientes Auditivos (DA); Paralisados Cerebrais (PC); Deficientes Mentais (DM); Deficiências Múltiplas Deficiência Física (DF); Síndromes; Portadores de altas habilidades; Autistas; Dificuldades de Aprendizagem; Insuficiências Orgânicas; Problemas de Conduta.
Eficiência e Deficiência = Limitações
(DA) Computador Recepcionista
(DV) Musico Contabilista
(DM)