Inclusão de deficientes visuais na rede regular de ensino
MARQUES, Beatriz Moires1
RESUMO: Este trabalho tem por objetivo analisar, as relações existentes entre os termos: inclusão e integração, remetendo-os como ponto de partida para o processo de inclusão do aluno deficiente visual na rede regular de ensino. A metodologia constituiu em análise bibliográfica, buscando por meio desta, subsídios para a discussão em torno de como garantir que a educação dos deficientes visuais ocorra na rede comum de ensino. Concluiu-se que esta depende de uma ação permanente entre sociedade e escola, bem como de políticas públicas que favoreçam a efetivação do acesso e permanência a educação.
ABSTRACT: This study aims to examine the relationships between the terms: inclusion and integration, leaving them as a departure for the process of inclusion of visually impaired students in regular system of education. The methodology was in literature review, looking through this, subsidies for the debate on how to ensure that the education of visually impaired people in the network occurs in common of education. It was concluded that this is a permanent action between society and school and public policies that promote the effective.
PALAVRAS CHAVE: Inclusão. Integração. Educação. Deficiente Visual.
KEYWORDS: Inclusion. Integration. Education. Visual poor.
Introdução
Apesar de constar em leis e ser alvo de políticas públicas educacionais, o termo “inclusão”, continua não sendo efetivado em sua verdadeira instância. Mesmo em consideração a isso, não partiremos do pressuposto de que nada vem sendo feito ou realizado, pelo contrário, mas nem tudo o que foi discutido e realizado em se tratando de inclusão3 tem sido viabilizado. Neste texto por meio de análises, comentaremos as frequentes atribuições em relação à inclusão, que vem sendo enfatizada como uma missão da escola; em contraponto serão feitas distinções entre inclusão e integração, e quais as contribuições das ações