Trabalho sobre liderança e motivação
Assumir a liderança em uma organização não é tarefa fácil. Além de exigir preparação para assumir uma nova postura empresarial, é necessário identificar pontos críticos que dificultam as mudanças organizacionais e abordar questões relevantes como a crise de liderança, aspectos motivacionais, a importância do autoconhecimento e desenvolvimento como peças fundamentais para a atuação do líder dentro desse contexto. O objetivo é compreender a essência da liderança e o papel da motivação na vida das pessoas e das organizações.
A mentalidade tradicional de gestão ainda vigente em muitas empresas são “ informação é poder” ou “ manda quem pode , obedece quem tem juízo” refletem a valorização da hierarquia e a dificuldade com a troca de informações para os níveis mais baixos da empresa. Em muitos casos os líderes estão apegados aos pensamentos, sentimentos e valores dos modelos do passado, pertencentes à chamada “era do insubstituível”, na qual o chefe se percebia como o único capaz de resolver todos os problemas e encontrar as melhores soluções para a organização. Perceber o novo papel do líder requer uma mudança de paradigma e começa na transformação pessoal.
Devido a globalização e o surgimento da internet, os mercados se tornaram cada vez mais competitivos e em constante mutação e conseguir resultados por meio das pessoas tornou-se um aspecto importante a ser considerado. O líder deve obter o equilíbrio mental e emocional, bem como capacidade de tomar decisões rápidas e corretas, ou seja, o líder precisa ser alguém capaz de desenvolver uma cultura ou um sistema de valor baseado em princípios, com coragem, humildade e capacidade para aprender e crescer constantemente.
O líder precisa criar a visão do futuro que quer para sua organização e para sua equipe, reconhecer as limitações para realizá-la, ter coragem e determinação para não abrir mão de seus sonhos e, assim, superar as dificuldades e, principalmente, desenvolver