TV Digital
A televisão dita regras e lança tendências pelo Brasil e pelo mundo, mas pouco se fala sobre como ocorre a transmissão do sinal que sai de emissora e chega à sua casa com um atraso de pouquíssimos segundos.
Até pouco tempo atrás usávamos a televisão analógica, que recebia o sinal de vídeo e resterizava a cena, ou seja, dividia em linhas e pixels na tela, onde cada pixel receberia uma cor e uma intensidade. O era transmitido separadamente e ficava a cargo do aparelho receptor (TV) sincroniza-los para a reprodução.
A tecnologia de transmissão da TV Digital trouxe para os brasileiros uma grande melhoria na qualidade de vídeo e de som, além de possibilitar a interatividade entre o espectador e a programação, vista antes apenas na televisão por assinatura. Vale lembrar que o Brasil foi um dos únicos países em que as emissoras se comprometeram a arcar com os custos da implantação de antenas que pudessem receber o sinal, ficando a cargo do consumidor apenas comprar o receptor digital ou aparelho televisor novo, com receptor embutido.TV Digital
No dia 2 de dezembro de 2007 ocorreu na cidade de São Paulo a primeira transmissão de TV Digital no Brasil, em um evento que contou com a presença do então presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva e pouco mais de 2000 convidados, inaugurando o Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD-T).
Apesar de chegar ao Brasil há poucos anos, a televisão digital é estudada desde a década de 1970 no Japão, quando cientistas receberam carta branca da rede pública de televisão juntamente com um consorcio de 100 emissoras para desenvolver uma TV de alta definição, chamada posteriormente de HDTV.
O nome HDTV diz respeito a principal diferença entre a televisão analógica e a televisão digital,