tv digital
O padrão em operação comercial transporta cerca de 20 Mbps. Em termos práticos, isto é o equivalente a 3 programas em alta definição, que ocupam 6 Mbps cada, ou 7 programas em definição padrão, que consomem em média 2,8 Mbps cada.
Índice
1 História
2 Inovações técnicas e tecnológicas da TV Digital
2.1 Qualidade técnica de imagem e som
2.2 Interatividade
2.3 Acessibilidade
2.4 Recepção
3 Padrões Digitais
4 Meios de transmissão
5 Tipos de televisor
6 Pay-per-view (PPG)
7 HDTV
8 Progresso da implementação da TV Digital
8.1 No Brasil
8.2 Em Portugal
9 Ver também
10 Referências
11 Ligações externas
História
Ver artigo principal: História da televisão digital
A história da televisão digital inicia-se nos anos 1970, quando a direção da rede pública de TV do Japão Nippon Hoso Kyokai (NHK) juntamente com um consórcio de cem estações comerciais, dão carta branca aos cientistas do NHK Science & Technical Research Laboratories para desenvolver uma TV de alta definição (que seria chamada de HDTV).
Inovações técnicas e tecnológicas da TV Digital
Qualidade técnica de imagem e som
Resolução de imagem - Os primeiros estudos sobre a melhoria da resolução da imagem foram realizados na universidade de Massachusetts, onde os aparelhos receptores de TV tinham apenas 30 linhas de vídeo. Ao longo das décadas de 1930 e 1940, os novos aparelhos já apresentavam 240 linhas de vídeo. Atualmente, um monitor analógico de boa qualidade apresenta entre 480 e 525 linhas. Na televisão digital de alta definição, chega-se a 1080 linhas com o padrão HDTV.
Qualidade do som - A televisão iniciou com som mono (um canal de áudio),