Processos de trabalho
O Taylorismo é uma teoria criada pelo engenheiro Americano Frederick W. Taylor , que a desenvolveu a partir da observação dos trabalhadores nas indústrias.
Ele tinha o seguinte pensamento, ter uma divisão de tarefas dentro da empresa com objetivo de fabricar mais em menos tempo. Pra isso criou alguns métodos para melhoria tanto dos trabalhadores quanto dos donos de empresas. Alguns métodos são:
- Divisão das tarefas de trabalho dentro de uma empresa
- Treinamento dos trabalhadores de acordo com a ação que seria feita na empresa
- Melhorias no ambiente de trabalho
- Métodos padronizados para reduzir custos e aumentar produtividade
- Supervisão para controlar o processo produtivo
- Incentivos para os trabalhadores
- Métodos para diminuir problemas de saúde dos trabalhadores
Fordismo
Fordismo é um sistema de produção, criado pelo empresário norte-americano Henry Ford, cuja principal característica é a fabricação em massa.
Esse método consistia em aumentar a produção através do aumento de eficiência e baixar o preço do produto, resultando no aumento das vendas que, por sua vez, iria permitir manter baixo o preço do produto.
Ford inovou a produção de veículos que antes eram mais lentos parecendo uma carroça , mas com duração maior, e fez com que fossem carros com velocidade , baratos onde o publico teria acesso. Mas por querer sua grande produção, a qualidade era muito baixa. O automóvel virando uma necessidade do povo e sendo “barato” sempre estava em alta no mercado.
Seu sistema de produção, era uma esteira rolante que conduzia a produto, no caso da Ford os automóveis, e cada funcionário executava uma pequena etapa. Logo, os funcionários não precisavam sair do seu local de trabalho, resultando numa maior velocidade de produção. Também não era necessária utilização de mão-de-obra muito capacitada, pois cada trabalhador executava apenas uma pequena tarefa dentro de sua etapa de produção.
O Fordismo é utilizado até hoje na fabricação de