melhoramento de campo nativo
Município
Título
MELHORAMENTO DO CAMPO NATIVO (20/12/2002)
Resumo
A experiência de Melhoramento do Campo Nativo em São Francisco de Paula trata do plantio direto de leguminosas e gramíneas de inverno nos campos nativos do município.
A motivação para o desenvolvimento da experiência foi a necessidade de encontrar uma alternativa para tornar competitiva a pecuária do município, que apresenta baixos índices de produtividade, devido a fome dos rebanhos no período outonoinverno.
Uma das premissas para a implantação da proposta foi que, além de técnica e economicamente viável, a proposta deveria ser ambientalmente adequada e culturalmente aceita.
A experiência obteve como resultado produções de até 400 kg/ha/ano de carne de qualidade e um aumento significativo na produção de queijo serrano, produto típico da região.
Palavras-Chave
•Pecuária de corte, forrageiras, melhoramento do campo nativo
Contexto
O município de São Francisco de Paula localiza-se na região fisiográfica dos Campos de Cima da Serra e é um dos maiores municípios do Rio Grande do Sul, ocupando uma área de 3.269 Km². É dividido, administrativamente, em sete distritos, compostos por 53 localidades.
A população do município é de 19.706 habitantes. Destes, 12.253 residem na zona urbana e, 7.453 habitam a zona rural. A densidade populacional do município é de, aproximadamente, seis habitantes por quilômetro quadrado. Na área rural, é bem menor, ficando em torno de 2,3 habitantes/Km².
Os primeiros habitantes de São Francisco de Paula foram os índios Caáguas. Estes foram os últimos representantes indígenas da região e podem ser considerados como parte do tronco originário dos habitantes que povoaram a Serra. Contase que o povoado, hoje cidade de São Francisco de Paula, teve início com o Capitão Pedro da Silva Chaves, de Lisboa –
Portugal. A data de emancipação é 07 de janeiro de 1903.
O serrano, por natureza, é voltado ao tradicionalismo. Talvez