Processos de software
Ataide Bastos Roger Morales Flavio Zandona Julio A. Negrão Reginaldo Zenebre Luiz A. Bravin Igor Felix
Modelos de Processo de Softwares
É uma representação abstrata de um processo de software. Cada modelo representa um processo a partir de uma perspectiva particular. Não são descrições definitivas de processo de software, mas sim abstrações úteis, que podem ser usadas para explicar diferentes abordagens de desenvolvimento de software. "O processo é um conjunto de atividades e resultados associados que produzem um produto de software". (I. Sommerville)
A Crise do Software
Identificada no Final da Década de 60. 25% dos projetos não viraram realidade. Grandes Projetos demoravam de 3 a 5 anos pra serem desenvolvidos. Muitos acabam por ficar Obsoletos. Em 1968 na NATO Conference on Software Engineering (Conferência sobre Engenharia de Software da OTAN), surgiu o termo “Engenharia de Software” numa tentativa de contornar a crise do software e dar um tratamento de engenharia (mais sistemático e controlado) ao desenvolvimento de sistemas de software complexos.
O Modelo em Cascata “Waterfall”
Primeiro modelo publicado do processo de desenvolvimento de software proposto por W. W. Royce em 1970.
Análise
Especificação
Desenho
Implementação
Teste
Manutenção
Documentação
Características do Modelo
• Divisão inflexível do projeto em estágios distintos. A fase seguinte só deve iniciar quando a anterior tiver sido concluída e aprovada pelas partes envolvidas. • Por exemplo,o design apenas deve começar quando os requisitos estiverem totalmente definidos e Aprovados • Dificuldade em realizar mudanças com o processo em andamento – requisitos sempre mudam. • O modelo em cascata é apropriado quanto se tem um entendimento claro dos requisitos. • Oferece maior previsibilidade de prazos e custo: melhor planejamento e gerenciamento.
O Modelo “Cascata”