Processos de Software
Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas
Claiton Jean de Souza
Processos de Software
São José do Rio Preto/SP
2014
Claiton Jean de Souza
Processos de Software
Trabalho desenvolvido para a disciplina de Engenharia de Software, como parte da avaliação referente ao curso de Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas.
Profa. Tutora Gislene P. Oliveira
São José do Rio Preto/SP
2014
Processo de Software
Se você não sabe aonde você está, um mapa não lhe ajudará. (Watts Humphrey).
Quando uma empresa decide investir na melhoria de seus processos de software, há vários questionamentos e debates envolvendo dúvidas em relação aos possíveis benefícios a serem obtidos com a mudança. Exatamente por isso que é necessário conhecer a situação atual dos processos de software da empresa antes de iniciar um projeto de melhoria.
De acordo com Humphrey, é importante ressaltar que um processo de software ideal deve ter as seguintes características:
1 – ser previsível, ou seja, ter custo estimado de forma precisa, ter compromisso com o cronograma estabelecido e produzir boa qualidade nos produtos resultantes;
2 – propiciar controle estatístico de processo – CEP – Controle Estatístico de Processo, princípio básico da gerência de processo, que pode antecipar custo, tempo e qualidade e 3 – fornecer medidas, uma vez que não é possível ter CEP sem medidas, e produzi-las de maneira alinhada às metas e às necessidades da organização.
Portanto, organizações que usam medidas são capazes de entender melhor seus problemas e suas capacidades reais, manter compromissos firmados, prever tendências, antecipar problemas e melhorar o processo de desenvolvimento de software. Ou seja, as medidas permitem entender o processo de desenvolvimento de software e os produtos que ele produz e tomar melhores decisões. Organizações com programas bem-sucedidos de medição