Processo de Software
1 - Explique a afirmação “Engenharia de Software – uma tecnologia em camadas” (Pressman, 2006, p. 17)
R- Segundo a Pressman a Engenharia de Software e divido em várias camadas totalmente focadas na qualidade. As camadas são Ferramentas, Métodos, Processos e Foco na qualidade.
2- O que é um processo de software (Pressman, 2006; Sommerville, 2003) e em que consiste o arcabouço proposto por PRESSMAN (2006)?
R - Sommerville define um processo de software como um conjunto de atividades que leva à produção de um produto de software. Roger S. Pressman define processo de software como um arcabouço para as tarefas que são necessárias para construir software de alta qualidade. Wilson de Paula Filho faz uma analogia interessante, para ele processo é uma receita a ser seguida. Processos de softwares são complexos e como todos os processos intelectuais e criativos dependem de julgamento humano. A existência de um processo de software não garante que o software será entregue no prazo, de que ele irá satisfazer as necessidades do cliente, ou exibirá os atributos arquiteturais que levarão às características de qualidade em longo prazo. Um processo deve ser acoplado a uma sólida prática de engenharia de software e deve ser avaliado para garantir que satisfaça a um conjunto de critérios básicos de processo que demonstram ser essenciais para uma engenharia de software bem sucedida.
3- O que são e por que utilizar padrões de processo?
R - Padrões de processo definem os processos a serem seguidos durante o desenvolvimento do software. Podem incluir definições de especificação, processos de projeto e validação e uma descrição dos documentos a serem gerados no curso de desenvolvimento. Além disso asseguram que os padrões de produto sejam seguidos. Sommerville enumera uma série de motivos pelos quais os padrões de software são importantes:
•Envolvem as práticas mais adequadas. Adquire-se mais conhecim;ento através de erros e acertos o que