Resenha critica
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA II
PROFESSOR: SÉRGIO COUTINHO
RESENHA CRÍTICA DO LIVRO: O CONCEITO DE SOCIEDADE CIVIL
BRASÍLIA - DF, 2013
REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA
Bobbio,Noberto. O conceito de sociedade civil/Noberto Bobbio, tradução de Carlos Nelson Coutinho. -Rio de Janeiro: Edições Graal, 1982.
(Biblioteca de Ciências Sociais; v. n. 23).
1. Gramsci, Antonio, 1891-1937 2. Ciência Política e Filosófica 3.Sociedade- Filosofia I. Título II. Série
CDD-320.5
CDD-330.86
1. Gramsci,Antonio
APRESENTAÇÃO DO AUTOR DA OBRA Nascimento:18/10/1909,Turim(Itália) Falecimento: 9/01/ 2004, Turim (Itália)
"Cada vez sabemos menos". A frase é de um dos grandes pensadores do século 20, Norberto Bobbio. Formado em filosofia e em direito, foi professor universitário e jornalista - e um apaixonado pela teoria política e pelos direitos individuais. Na Itália dos anos 1940, mergulhada na Segunda Grande Guerra Mundial (1939-1945), Bobbio fez parte do movimento da Resistência: ligou-se a grupos liberais e socialistas que combatiam a ditadura do fascismo.
Sua vasta obra estuda a filosofia do direito, a ética, a filosofia política e a história das ideias. Nela se discutem as ligações entre razões de Estado e democracia, além de temas fundamentais, como a tolerância, relacionadas ao preconceito, ao racismo e à questão da imigração na Europa atual, obrigada a conviver com diferentes crenças religiosas e políticas. Bobbio acreditava que a democracia precisa de cidadãos comprometidos com o combate a todo tipo de preconceito e com a prática diária da tolerância.
A ética é apontada pelo intelectual italiano como um requisito indispensável para uma saudável relação entre a moral e a política. A ética é um ramo da filosofia que estuda a natureza do que se considera ser o bem, adequado e moralmente correto.
Bobbio morreu como viveu, com grande dignidade,