Processos De Gerenciamento
Situação Problema sobre Diferentes Processos de Gerenciamento
1. Conceitos Relevantes
Diante de duas gerencias totalmente distintas citadas no problema,
CHIAVENATO, Idalberto (2011) coloca na abordagem contingencial que a liderança deve ser totalmente flexível e adaptável ás circunstâncias e situações.
Ainda complementa com o modelo de Fiedler, colocando que não existe um jeito melhor de liderança para toda e qualquer situação, pois para alcançar bons resultados o líder deve adaptar-se ao seu meio. Fiedler ainda diz que o líder pode apresentar duas orientações: “a orientação para as relações humanas, e orientação para as tarefas, que em uma a abordagem é democrática, não diretiva e participa com seus subordinados, e em outra, a abordagem é diretiva e controladora, focalizada
nas
atividades
e
no
resultado
das
tarefas,
respectivamente (CHIAVENATO, Idalberto, 2011, p. 513)”.
Como citado anteriormente, uma vez que as organizações precisam adaptar-se as circunstancias, abre-se duas vertentes, onde uma é administrada por meio de um sistema aberto, e a outra, por meio de um sistema fechado.
A primeira vemos que por ser um sistema aberto, ela possui um líder democrático que da para percebê-lo de seguinte maneira:
“Liderança democrática é identificável a partir da incidência de características como: as diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, que é estimulado e assistido pelo líder [...] o próprio grupo esboça as providências e as técnicas para atingir o alvo, solicitando, quando necessário, o aconselhamento técnico do líder.” (RIBEIRO. 2010, p. 70)
A segunda tem característica de sistema fechado, que de acordo com a teoria de Perrow, constada na obra de CHIAVENATO, Idalberto (2011) é posto que esse sistema envolve especialização, controle dos fatores externos sobre os componentes internos, alem de um ambiente externo estável e imutável,
CHIAVENATO, Idalberto (2011), ainda cita o pensamento de Weber sobre a burocracia, este defende que há uma