12 Disciplina Legisla O Escolar
Professora: Isabella Abreu Carvalho Guedes
Período: 04,11 e 18/03/2015
A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 afirma, em seu artigo 6º , que a educação é um direito social, o primeiro a ser citado na ordem dos direitos sociais que estabelecem a igualdade entre os brasileiros.
A Constituição também afirma que “a educação visa ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho” e que “tenha garantia de padrão de qualidade”. Além disso, prevê que o Ensino Fundamental seja obrigatório e gratuito, com atuação prioritária dos municípios, estados e do Distrito Federal e que o Ensino Médio tenha progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade, com atuação prioritária dos Estados e do Distrito Federal.
Segundo os professores “X e Y” da EMEF Maria José dos Santos Ferreira, a educação na escola é considerada diferente pois começa pelo salário baixo, outro ponto que desqualifica a educação na escola é a falta de respeito dos alunos em relação aos professores e a violência nas proximidades da escola.
Já para os alunos “X e Y”, para melhorar a educação a escola primeiramente deveria ter uma estrutura física melhor, e que alguns colegas respeitassem mas os professores em sala de aula.
Segundo os professores “X e Y” do IFAP a educação ofertada pelo instituto é mais focada em certas áreas do conhecimento, fazendo com que o aluno a leve mais a sério, e consideram que um dos pontos que fortalecem os docentes é o salário.
Já para os alunos “X e Y” a educação é levada mais a sério, pois os professores são exigentes e cobram muito dos estudantes.
O filme “vida de inseto” mostra uma metáfora propícia para análise de equipes de trabalho, relações de poder e saídas criativas que os sujeitos e grupos precisam desenvolver, especialmente em situação de conflito e angústia. Indica, também, como mudanças em paradigmas culturais são oportunas para evidenciar o real potencial de