processos de fundição
TUBO ANTIGRAVIDADE
4° Semestre 1014
Marcos Vinicius Bintercout RA:B722HA-4
Sumário
I - Objetivo
II - Introdução
III - Resumo Experimental
IV - Discussão e Conclusão Final
V - Referências Bibliográficas
I - OBJETIVO
Estudo do fenômeno de indução eletromagnética utilizando-se solenóides e imãs em movimento. Verificação da validade da Lei de indução eletromagnética de Faraday-Lenz.
II - INTRODUÇÃO
A utilização da energia elétrica, em larga escala, que revolucionou a sociedade industrial no final do século XIX, tornou-se possível graças à descoberta do fenômeno da indução eletromagnética por Michael Faraday (1791-1867). Foi Faraday quem criou a imagem de linhas de força, a qual usava constantemente, raciocinando de maneira completamente intuitiva uma vez que ele não tinha a formação matemática necessária para uma formulação mais rigorosa do fenômeno por ele observado e corretamente interpretado.Dominique François Jean Aragohavia demonstrado que uma barra de ferro não imantada adquiria imantação quando nela se enrolava um solenóide percorrido por uma corrente elétrica. Ocorreu a mais de um cientista procurar o efeito inverso, ou seja; usar um imã permanente para produzir uma corrente em uma bobina.
Foram feitas algumas tentativas no sentido de se detectar tal corrente utilizando-se um galvanômetro muito sensível. Para eliminar qualquer perturbação do imã sobre o galvanômetro colocou-se o mesmo em uma sala vizinha e depois se inseriu o imã no interior da bobina indo-se então verificar a leitura no galvanômetro (ligado à bobina por meio de um fio longo), o qual não apresentava qualquer efeito.
Em agosto de 1831 Faraday enrolou aproximadamente 70 metros de fio de cobre em torno de um bloco de madeira inserindo um galvanômetro no circuito. Enrolou