atendimento ao cliente
“O MAIS IMPORTANTE É ATENDER VOCÊ”
CONHECENDO O CLIENTE
São raras as empresas que se preocupam em conhecer as necessidades de seus clientes, saber qual o seu grau de satisfação, apurar opiniões, sugestões e críticas. Mas para que essas medidas sejam eficazes é preciso, primeiramente, sabermos quem são os clientes, a faixa etária e classe social que pertencem, entre outras informações importantes.
Clientes: o que e quem são eles?
É aquele adquire, recebe, compra produtos e serviços de uma determinada organização.
Sai mais barato para a empresa manter um cliente do que conquistar um novo.
De forma a manter os clientes satisfeitos, devemos adotar uma meta que a de excelência no atendimento.
Hoje, com os programas de Qualidade Total é necessário que esta definição de cliente seja ampliada. Por isso, temos que pensar que dentro de uma empresa somos fornecedores e clientes, inclusive de nossos colegas ao qual trabalhamos. Recebemos um produto ou serviço de nossos colegas e fornecemos produtos ou serviços para outras áreas.
Para que haja Qualidade Total é necessário que as relações entre os cliente internos sejam relações de qualidade.
Assim, a maioria das pessoas nas empresas servem três tipos de clientes.
Cliente Externo/finais: Pessoas que irão usar seu produto ou serviço no dia a dia e conforme você espera – ficarão encantadas.
Cliente Intermediário: é quem intermedeia a venda dos produtos e/ou serviços como distribuidores ou revendedores que tornam seus produtos e serviços disponíveis para o cliente final.
Cliente Interno: conhecidos também como colaboradores são pessoas com as quais nos relacionamos no trabalho. Funcionários da mesma empresa, com os quais nos relacionamos para consecução do nosso trabalho e finalmente servimos aos nossos cliente externos.
Nesse conceito não há trabalho mais importante que o outro.
“Faleceu ontem a