Processos de auditoria
Testes de observância (ou testes de procedimentos); e.
Testes substantivos (ou testes comprobatórios de detalhes).
Testes controle “observância” (De acordo com a norma da nbc-2010 passou a denominar teste de controle).
“ É o procedimento que visa à obtenção de razoável segurança de que os procedimentos de controle interno estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento e cumprimento”.
É um processo que o auditor usa para formar uma opinião. Seu objetivo é proporcionar razoável segurança de que os procedimentos de controle interno estão sendo executados na forma determinada pela organização.
Testes substantivos
Procura a obtenção de evidências quanto à Suficiência, exatidão e Validade dos dados produzidos pelo sistema contábil da entidade.
a) Obter lista compondo saldo de uma conta.
R: O auditor obtém uma evidência substantiva concreta. Se o saldo da conta está correta ou não.
b) Procedimentos de Revisão Analítica
As evidências dos testes substantivos são as mais variadas, por exemplo, comprovar o saldo correto de uma conta, procedimento de contagem física (evidência: obtém valores corretos do estoque), testes de corte (evidência: verifica se a transação ocorreu em um determinado período), circularização de contas (evidência: verifica saldos da empresa com terceiros).
Testes de revisão analítica
As revisões analíticas (procedimentos analíticos substantivos) também são testes substantivos. A revisão analítica ocorre quando o auditor compara dados ou analisa índices. Assim, se as despesas administrativas de um ano somaram R$ 1.000,00 e do outro ano R$ 10.000,00, o auditor vai verificar por que houve um aumento de 10 vezes em um ano. É um teste substantivo também.
Bibliografia: http://www.editoraferreira.com.br/Medias/1/Media/Professores/ToqueDeMestre/BernardoCherman/Toq_1_BernardoCherman.pdf.
Exame documental:
Documentos Internos: São documentos emitidos pela própria