Aplicabilidade de uma auditoria de processo
Através dos vários formatos de desenho do fluxo exercido pelos procedimentos adotados em desenvolvimento, o auditor obtém uma visão geral do processo, o que permite uma avaliação geral quando o processo é documentado. Expressar de forma clara e objetiva todas as atividades envolvidas assim como seus controles torna mais eficaz a avaliação.
Ao primar pela qualidade, a diretoria da empresa visa o controle e a organização dos processos, definindo e documentando-os. Regulamentam normas e políticas que definem diretrizes a serem seguidas.
A auditoria estando muito próxima da diretoria recebe os dados e com fluxos, normas e regulamentos que facilitam o trabalho, confirma esses dados com as pessoas envolvidas.
O desenho desse fluxo é o caminho dos auditores que tem esta atividade básica caso o processo não se apresente previamente documentado.
Documentação do processo de forma narrativa.
O auditor, através de um texto descreve o processo, seus riscos e controles mantendo a cronologia das rotinas do processo.
Documentação por desenho de fluxo do processo.
A diferença básica é a forma de leitura dos fluxos.
Fluxo com uma visão horizontal.
Considera o trâmite de informações, formulários, documentos e rotinas de forma horizontal, postas lado a lado no fluxo do processo. Essa forma permite uma visão holística e detalhada do processo.
Fluxo com uma visão vertical.
O desenho considera a evolução das informações, formulário e documentos.
Conclusão dos objetivos envolvidos.
É necessário identificar os objetivos do processo
Os controles adotados suportam os riscos existentes
Neste capítulo, o autor entra na questão da segurança e eficácia dos controles utilizados na empresa para o alcance dos objetivos propostos e para a não ocorrência dos riscos envolvidos.
Através de todas essas avaliações, caso o auditor ache algo que possa ser corrigido no processo, ele estará levantando o chamado ponto de auditoria, que pode ser