Gestão como processo na auditoria
A contabilidade pode identificar-se como um subsistema de informação financeiro que, tendo por base as operações realizadas pelas entidades, as regista em suportes próprios, por forma a produzir um conjunto de quadros e outros elementos que nos permitam conhecer a sua situação financeira e apurar os resultados da sua actividade.
A contabilidade surge, desta forma, como um sistema natural das organizações, na medida em que são os factos e as transacções que nelas ocorrem, que constituem a sua matéria prima. A escassez de recursos exige o seu controlo e a sua boa utilização, independentemente dos seus fins (lucrativos ou não), pelo que a contabilidade constitui um instrumento indispensável numa sociedade moderna que se pretende de rigor, de conhecimento e de saber.
Na figura seguinte pretende representar-se de forma esquemática e simples o papel do sistema de informação contabilístico.
de custos, mas afectando os custos com algum significado quer de acordo com a utilização dos recursos, quer de acordo com metodologias previamente definidas, validadas e aprovadas;
Criação de um sistema de valorizações internas para afectação dos recursos aos segmentos de análise, nomeadamente: Docentes/investigadores;
Instalações;
Economato;
Trabalho de reprografia;
Encargos comuns.
Valorização dos recursos internos através de critérios simples, objectivos e transparentes sugerindo-se, a título de exemplo, os seguintes critérios:
Docentes/investigadores: custo standard, por hora docente/investigador
Instalações: preço de custo standard (hora/mês), por sala, ou tipo de sala
Economato: custo real por artigo