Processos cognitivos - atenção e memória
Atenção : é o fenômeno pelo qual processamos ativamente uma quantidade limitaa de informações do enorme montante de informações disponíveis através de nossos sentidos, de nossas memórias armazenas e outros processos cognitivos.
A atenção elevada também abre o caminho para os processos de memória, de modo que sajamos mais capazes de evocar a informação à qual prestamos atanção do que a informação que ignoramos.
Atenção consciente:
• Monitorar nossas interações com o ambiente
• Liga nosso passado (memória) e nosso presente (senseções) para dar-nos um sentido de continuidade da experiência;
• Controla e planeja nossas futuras ações.
Informação Pré-consciente: A informação pré-consciente inclui memórias armazenadas que não estamos usando em um dado tempo, mas que poderíamos evocar, quando necessário.
Processos cognitivos automáticos: Não envolvem o controle consciente. Isto é, em geral os processos automáticos ocorrem fora do conhecimento consciente, exigem pouco ou nenhum esforço ou mesmo intenção.
Processos cognitivos controlados : não somente são acessíveis ao controle consciente, mas também o exigem; esses processos são realizados em série (uma etapa e cada vez) e consomem um tempo relativamente longo para sua execução.
Obs: O processo pelo qual um procedimento muda do estado de altamente consciente para o estado relativamente automático é denominado AUTOMATIZAÇÃO.
Os erros humanos podem ser classificado em dois tipos:
• Engano : são erros na escolha de um objetivo ou na especificação de um meio para atingi-lo. EX: Resolver não levar o livro para estudar durante uma viagem, mesmo sabendo que na volta haverá prova, isso seria um engano.
• Lapso : são erros na realização de um meio intencional para alcançar um objetivo. EX:Planejar levar o livro para estudar durante a viagem, mas esquecer em casa, seria um lapso.
Obs: Enquanto os ENGANOS envolvem erros em processos controlados e voluntários, os lapsos, frequentemente, envolvem erros em